Atualizado em 29/05/04
Menu
Principal
Resultados
Viagem
FAQ
Regras/Manobras
REGRAS DE FREESTYLE
Todas as Modalidades
--------
Lista de manobras A
Lista de manobras AA
Lista de manobras 3A
Lista de manobras OS
Lista de manobras CW
Regras AP
Manobras Esportiva de Corda
Manobras Esportiva de Loops
Pião esportiva (em inglês)
Pião campeonato (em inglês)
--------
Concurso de Mods
Concurso de Vídeos
Concurso de Fã!
Programação
Inscrições
Convidado
Créditos
Loja

Informações
  • Não vale título mundial

  • Dividido por faixa etária

  • Competidores que se inscreverem em A, AA, 3A, OS, CW ou AP devem se inscrever na categoria mundial Esportiva, e não nas faixas etárias

  • Premiação para os melhores das modalidades esportivas no geral (1S e 2S combinados)

Categoria Esportiva de Manobras de Corda 2005
Agradecimentos especiais a Bob Malowney, Thaddaeus Winzenz e o Campeonato Nacional dos EUA pelo desenvolvimento desta lista e categoria.

Para as categorias Esportivas, será permitida uma tentativa por manobra. Um erro será permitido em cada categoria. O segundo erro elimina o jogador. O placar será definido pela manobra de maior número executada em ambas as listas, com o maior número de manobra onde foi realizado o primeiro erro contando como desempate.

Uma manobra estará completada quando a corda estiver totalmente enrolada no eixo e o ioiô de volta à mão. O ioiô pode ser retornado com um bind. Um bind errado contará como erro na manobra. O ioiô deve ser pego somente com mão que o jogou e não se deve usar o corpo para segurá-lo. Mais de 12,5 centímetros desenrolados contarão como um erro. Errar a cordinha ou perder o controle do ioiô não serão permitidos em quaisquer manobras.

A manobra deve ser executada dentro do limite demarcado. Os pés devem ficar fixos a não ser que a manobra exija movimento. Qualquer movimentação para fora dos limites contará como um erro.

Qualquer jogada dentro dos limites estará contando como uma tentativa. Fora dos limites, o jogador poderá realizar apenas jogadas ou um loop simples. Praticar manobras do campeonato fora dos limites durante a etapa do concurso contará como um erro.

O jogador poderá ajustar o ioiô e a cordinha. Cordinhas com nós ou arrebentadas podem ser trocadas. O ioiô não pode ser desmontado durante o concurso.

Qualquer ioiô pode ser utilizado. Você poderá trocar uma vez de ioiô durante a lista de manobras. Um juiz poderá autorizar a troca de ioiô se o primeiro estiver danificado.

Após a manobra 15, o ioiô poderá ser trocado.Você poderá trocar uma vez de ioiô durante a lista de manobras. Um juiz poderá autorizar a troca de ioiô se o primeiro estiver danificado.

As faixas etárias deste ano serão: até 10 anos, 11 a 12, 13 a 16, 17 a 29, 30 a 44, acima de 45 e a Categoria Esportiva Mundial. A Categoria Esportiva Mundial não vale um título mundial. As categorias 1S e 2S são abertas para qualquer jogador não inscrito nas modalidades que valem título mundial. Você poderá se inscrever em ambas as categorias Esportivas para concorrer ao título Geral da categoria Esportiva. A Categoria Esportiva Mundial é para os jogadores que tiverem se inscrito nas modalidades A, 2A, 3A, OS, CW ou AP.

1. Dorminhoco (3 segundos)
Comece com a palma da mão para cima e jogue o ioiô para baixo. Depois que ele sair da sua mão, vire-a para baixo e deixe o ioiô girar por 3 segundos. Dê um tranco na cordinha e faça-o voltar para a sua mão.
2. Cachorrinho (30 centímetros)
Faça um dorminhoco e faça o ioiô rolar pelo chão por pelo menos 30 centímetros. Dê um tranco na cordinha e pegue o ioiô.
3. Breakaway (ombro a ombro)
Jogue o ioiô para o lado da mão que joga para que o ioiô esteja completamente desenrolado na altura do ombro. Faça-o balançar para baixo e execute meia volta completa. Quando o ioiô chegar na altura do ombro no lado oposto, dê um puxão na cordinha e pegue o ioiô.
4. Balancinho (3 vexes)
Faça um dorminhoco e dobre a cordinha ao redor da sua mão livre e forme um triângulo segurando a cordinha com o polegar e dedo indicador da mão que joga. Execute 3 balançadas completas do ioiô através do triângulo. Cada balançada completa consiste de uma ida e volta do ioiô pelo triângulo. A maioria das variações de como é feito o triângulo será aceita.
5. Disco Voador (1 lado)
Jogue o ioiô de lado (qualquer lado) fazendo o ioiô girar e torcer ou destorcer a cordinha. Pegue a cordinha com a mão livre e levante o ioiô até a altura da sua mão que joga. Solte a cordinha e faça o ioiô voltar para a mão.
6. Dizzy Baby (3 balanços completos e 3 voltas)
Execute 3 balanços de Balancinho e depois execute 3 pinwheels através do triângulo. Baixe o ioiô para um dorminhoco e dê um puxão para pegar o ioiô.
7. Brain Twister (1 volta)
Jogue um Dorminhoco e faça um Front Mount (Under Mount). Faça o dedo indicador da sua mão que joga empurrar o conjunto de cordinhas entre a mão livre e o ioiô, fazendo o ioiô passar por cima da mão livre para dar uma volta completa. Desmonte de qualquer forma e pegue o ioiô.
8. Trapézio
Jogue um breakaway, atinja a corda com o dedo indicador da sua mão livre, fazendo o ioiô cair e dormir sobre a cordinha. Desmonte como preferir e volte o ioiô para a mão.
9. Double or Nothing
Jogue um breakaway. Faça o ioiô dar a volta ao redor do dedo indicador da mão livre, ao redor do dedo indicador da mão que joga, novamente sobre o dedo indicador da mão livre e faça o ioiô cair e girar sobre a cordinha mais distante do seu corpo. Desmonte como preferir e volte o ioiô para a mão.
10. Split the Atom (3 voltas)
Faça um Split Bottom Mount. Passe o dedo indicador da mão livre por baixo do ioiô e empurre as cordinhas que estão entre a mão que joga e o ioiô. Passe o dedo indicador da mão que joga por baixo do ioiô e empurre o conjunto de cordinhas pelo outro lado, fazendo o ioiô dar 3 voltas sobre o dedo indicador da mão livre. Desmonte como preferir e pegue o ioiô.
11. Lindy Loop
Execute um Trapézio e deixe o ioiô dar mais uma volta ao redor do dedo indicador da mão livre e cair novamente sobre a cordinha. Desmonte como preferir e pegue o ioiô.
12. Split the Atom Avançado (3-3-3)
Faça um Dorminhoco e execute 3 Pinwheels. Baixe o ioiô novamente para um Dorminhoco e execute um Split Bottom Mount. Execute 3 Barrel Rolls. Execute as duas passadas por baixo do ioiô do Split the Atom e execute 3 voltas por cima do dedo indicador da mão livre. Desmonte como preferir e pegue o ioiô.
13. Mach 5 (3 voltas)
Comece com um Split Bottom Mount e passe o dedo indicador da mão livre por baixo do ioiô. Continue o movimento do dedo por cima da mão que joga até parar novamente sob o ioiô. Essa é a formação de Mach 5. Gire as suas mão para a frente em torno do ioiô e dê 3 voltas completas. Desmonte como preferir e pegue o ioiô.
14. Boingy-Boingy (5 vezes)
Comece com um Split Bottom Mount e, mantendo a mão livre parada, faça o ioiô bater na corda da frente e na de trás alternadamente movimentando a mão que joga verticalmente. Cada repetição consiste de uma batida em cada cordinha, ou uma ida e volta. Desmonte como preferir e pegue o ioiô.
15. Montanha Russa, versão McBride
Jogue uma Volta ao Mundo lateral. Comece a dar uma segunda volta e caia num mount 1,5. Desenrole e faça um mount 1,5 invertido. Desenrole e faça um Double or Nothing. Desenrole para um trapézio, insira o dedo indicador no laço do Trapézio e role o ioiô sobre as duas mão para chegar a um Triple or Nothing.
16. Eli Hops (3 vezes)
Jogue um Trapézio e execute 3 pulos (hops) com o ioiô. As mão não precisam se tocar, mas o pulo deve utilizar pelo menos metade do comprimento da cordinha. Desmonte como preferir e pegue o ioiô.
17. Cold Fusion
Comece com um Double or Nothing. Passe o dedo indicador da mão que joga sob o ioiô e empurre as cordinhas que estão entre o ioiô e a mão livre para cima. Passe o dedo indicador da mão livre sob o ioiô. Tire o dedo indicador da mão livre do laço e você estará num mount 1,5. Jogue o ioiô por cima das duas mãos para o lado da mão livre e depois jogue-o de volta por cima das duas mãos. Quando o ioiô chegar do outro lado, continue o movimento e faça o ioiô dar uma volta no dedo indicador da mão que joga. Desenrole as duas voltas que estão no dedo indicador da mão que joga e pegue o ioiô num Trapézio. Desmonte como preferir e pegue o ioiô.
18. Skin the Gerbil
Comece com um Trapézio e, no mesmo movimento, faça um sommersault interno e passe para um Lindy Loop sobre o dedo indicador da mão livre. Desenrole uma volta do Lindy Loop e faça o ioiô continuar por baixo da mão que joga para cair num Lindy Loop invertido. Desenrole esse Lindy Loop, faça o ioiô continuar por baixo da mão livre e quando ele der a volta no dedo indicador da mão livre, erre a corda intencionalmente. Deixe o ioiô dar mais uma volta no dedo indicador da mão livre e atinja a cordinha. Desmonte como preferir e pegue o ioiô.
19. Pop n' Fresh (2 vezes)
Execute um Split Bottom Mount e passe diretamente para a formação do Mach 5 (não é permitido dar voltas para encurtar a corda). O ioiô estará sobre as cordinhas entre a sua mão livre (atrás) e a mão que joga (na frente). Jogue o ioiô para cima e troque a posição das mãos com a mão que joga passando entre o ioiô e a mão livre. Quando cair, o ioiô estará num Split Bottom Mount. Jogue o ioiô para cima novamente, atingindo a cordinha superior e volte as mãos para a posição anterior. O ioiô estará novamente sobre as cordinhas terminando uma execução. Repita mais uma execução completa com 2 pulos. Desmonte como preferir e pegue o ioiô.
20. Kwijibo
Comece com um Trapézio. Jogue o ioiô para cima e cruze a mão que joga sobre a mão livre, atingindo a corda com o dedo indicador da mão que joga. O ioiô deve cair na corda mais distante do seu corpo. Gire o conjunto das mãos e ioiô, a posição deve ser a mesma da anterior, mas com a mão que joga por baixo da mão livre. Jogue o ioiô novamente para cima, descruze os braços e faça o ioiô cair na corda mais distante do seu corpo, formando um Double or Nothing. Jogue o ioiô mais uma vez para cima e pegue-o o de volta em um Trapézio. Desmonte como preferir e pegue o ioiô.
21. Shockwave (3 vezes)
Comece com um Trapézio. Junte o polegar o indicador da mão que joga e enrole a corda por fora deles girando sua mão para a frente e por dentro do braço. Execute um Magic Drop, fazendo o ioiô correr por baixo da mão que joga e por cima do indicador dessa mão, caindo na corda inferior, próxima ao seu corpo. Você deve estar num Trapézio modificado. Faça o ioiô correr sobre a corda em que está, passando por baixo da mão livre e sobre a mesma mão, caindo na corda que vem do indicador da mão que joga. Solte simultaneamente os laços do dedo indicador da mão que joga e o mais afastado da mão livre. Você estará de volta ao Trapézio. Repita mais duas vezes. Desmonte como preferir e pegue o ioiô.
22. Spirit Bomb
Comece com um Wrist Mount. Remova a mão livre de forma a deixar o ioiô pendurado em um Wrist Mount. Execute duas passadas por baixo do ioiô com o dedo indicador da sua mão livre, jogue o ioiô para cima, passe a mão que joga por baixo da mão livre e pegue o ioiô na parte mais externa da corda, jogue o ioiô para cima, descruze os braços e pegue o ioiô sobre o dedo indicador da mão livre para voltar ao Wrist Mount (observe que o ioiô deve passar por dentro do triângulo formado sobre a mão que joga e cair na parte inferior da corda), execute duas passadas por baixo do ioiô com o dedo indicador da mão livre fazendo o ioiô cair no segmento traseiro de corda e volte para o Trapézio.
23. Suicide (2 vezes)
Comece com um Trapézio. Passe o ioiô por baixo da mão que joga e solte o laço do Trapézio quando o ioiô estiver dando a volta sobre a mão que joga. Pegue o laço novamente com o dedo indicador da mão livre quando o ioiô estiver indo para o lado da mão livre de forma a voltar ao Trapézio. Execute novamente, desmonte como preferir e pegue o ioiô.
24. Iron Whip (2 vezes)
Comece com um trapézio. Com a mão que joga, segure o segmento de corda que fica mais próximo ao ioiô. Jogue o ioiô para cima e para fora do Trapézio e lace-o com a corda na sua mão que joga. O laço deverá atingir o ioiô de forma que seja possível voltar diretamente ao Trapézio apenas separando o laço. Com o dedo indicador da mão esquerda, separe o laço para voltar ao Trapézio. Execute mais uma vez e pegue o ioiô.
25. Slack Trapeze
Comece com um Trapézio. Jogue o ioiô para fora do Trapézio, segurando a corda entre os dedos da sua mão livre. Com a mão que joga, jogue a corda sobre o braço da mão livre, formando um "U" e faça com que a parte mais do "U" mais distante do seu corpo se encaixe no ioiô. Gire o ioiô sobre as mãos livre e que joga, e você estará de volta ao Trapézio.