Atualizado em 07/05/05
Menu
Principal
Resultados
Hotel/Viagem
FAQ
Regras/Manobras
Programação
Workshops
Inscrições
Convidado
Créditos
Loja

Informações
  • Os melhores nas manobras obrigatórias fazem freestyles

  • Freestyle de 3 minutos

  • Participantes podem entrar em quaisquer outras modalidades

  • Título Mundial

Lista de Manobras de Corda com Dois Ioiôs (3A) do Campeonato Mundial de Ioiô de 2005
Leia as descrições atentamente. Todas as manobras devem ser executadas conforme a descrição do texto e respectivo vídeo (se disponível). Perda significativa de controle de qualquer ioiô não não será tolerada. Esta etapa permite uma tentativa para cada manobra valendo 5 pontos e uma segunda tentativa (se necessária) valendo 3 pontos. A pontuação das manobras obrigatórias é o total dos pontos obtidos nas dez manobras. Os competidores com maior pontuação avançam para a etapa final de freestyle.

Vídeos no formato .mp4. Você precisará do Quicktime para vê-los.

Agradecimentos a Jun Aramaki e Daisuke Shimada que gravaram os vídeos.

1. Assisted Brain Twister (3 repetições) [VIDEO]
Faça um dorminhoco com o ioiô #1, encurte a cordinha para o comprimento desejado enrolando a cordinha na mão que joga #1 e segure a cordinha entre o polegar e indicador. Faça um dorminhoco com o ioiô #2 e execute um bottom mount (ou front mount) sobre o ioiô #1.

Execute 3 ou mais somersaults com os dois ioiôs girando em torno do dedo indicador da mão #1. Desmonte o ioiô #2 do ioiô #1 com um bottom mount invertido para voltar para um dorminhoco. Deixe o ioiô #1 cair para um dorminhoco e volte os dois ioiôs para as mãos.

2. Velvet Roll (3 repetições) [VIDEO]
Faça dorminhocos com os ioiôs #1 e #2. Execute um front mount com o ioiô #1 sobre o dedo indicador da mão #2 e um front mount com o ioiô #2 sobre o dedo indicador da mão #1.

Agora execute 3 ou mais somersaults reversos (velvet rolls) com os dois ioiôs. Agora inverta o sentido da rotação e desmonte os dois ioiôs dos front mounts de volta para dorminhocos e pegue os dois ioiôs.

3. 2-hand Dizzy Baby (3 voltas) [VIDEO]
Faça dorminhocos com os ioiôs #1 e #2. Encurte a corda do ioiô #1 até chegar ao comprimento desejado enrolando-a na mão #1. Agora faça um balanço com a mão #2 ao redor da mão #1 e segure as cordas dos dois ioiôs juntas com a mão #2 e execute 3 ou mais pinwheels com os dois ioiôs simultamentamente por dentro do balanço. Tire os ioiôs do balanço de volta para dorminhocos e pegue-os.
4. Boomerang (Trapézio, 3 repetições, Trapézio) [VIDEO]
Faça um dorminhoco lateral com o ioiô #1 jogando um breakaway. Agora jogue um trapézio com o ioiô #2 utilizando o polegar da mão #1. Jogue o ioiô #2 para fora do trapézio sobre a mão #1 de forma a atingir a corda do ioiô #1. Quando o ioiô #2 bater e sair da corda do ioiô #1, será contada a primeira repetição do boomerang.

Execute 3 ou mais repetição de boomerang com o ioiô #2 batendo-o na corda do ioiô #1. Remonte o ioiô de volta para o trapézio sobre o polegar da mão #1. Desmonte o ioiô #2 do trapézio de volta para um dominhoco e pegue os dois ioiôs.

5. Gun Slinger (3 repetições, 3 invertidas) [VIDEO]
Faça dorminhocos com os ioiôs #1 e #2. Faça um bottom mount (ou split bottom mount) com o ioiô #1 sobre o dedo indicador da mão #2 e transfira o laço para o dedo indicador da mão #1, agora execute um bottom mount (ou split bottom mount) com o ioiô #2 sobre o dedo indicador da mão #1 e transfira o laço para o dedo indicador da mão #2.

Agora balance os dois ioiôs na direção do seu corpo e gire-os sobre os dedos indicadores. Execute 3 ou mais repetições dessas mini Voltas ao Mundo com os dois ioiôs simultaneamente. Então execute 3 ou mais mini Voltas ao Mundo no sentido inverso com os dois ioiôs simultaneamente. Desmonte os ioiôs de volta para dorminhocos e pegue-os. Esta manobra é conhecida como six-shoot quando é feito somente com uma mão.

6. Blue Line Roll (3 repetições) [VIDEO]
Faça dorminhocos com os ioiôs #1 e #2. Cruze a mão #1 sobre a mão #2 e execute um split bottom mount com o ioiô #1 sobre a mão #2. (Você também pode começar essa manobra com dorminhocos de mãos cruzadas, conforme descrição no seguinte link: http://www.theglasslab.com/AAA/what/h.kink/bluelines.html)

Agora puxe a corda o ioiô #1 para fora da mão #2 de forma que o split bottom mount esteja sendo feito sobre a corda do ioiô #2. (Se desejar, você pode segurar as três partes da corda do ioiô #1 com a mão #1 para evitar que o ioiô se desestabilize no próximo passo). Agora faça um split bottom mount com o ioiô #2 utilizando a corda do ioiô #1 e o dedo indicador da mão #2. Agora execute 3 voltas com a mão #2 subindo e a mão #1 descendo. Depois de 3 ou mais repetições, inverta o sentido da rotação e desmonte os ioiôs de volta para dorminhocos e pegue-os.

7. Plastic Whip de 2 mãos (simultâneos) [VIDEO]
Faça dorminhocos com os ioiôs #1 e #2 simultaneamente jogando-os lateralmente com breakaways. Agora execute lacerations simultâneos com cada uma das mãos pegando o ioiô em um trapézio de uma mão sobre o indicador ou polegar. Solte as duas cordas dos dedos simultaneamente de volta para dorminhocos e pegue os ioiôs.
8. Kink Fu [VIDEO]
Faça um dorminhoco lateral com o ioiô #1. Agora jogue um breakaway com o ioiô #2 por trás (ou pela frente) da corda do ioiô #1. Pegue a corda do ioiô #2 com a mão #1 quando ela passar pelo ioiô #1 e deixe o ioiô #2 balançar de volta pela frente do ioiô #1. Pegue então o ioiô #2 com a mão #2. As cordas devem estar cruzadas agora.

Agora execute um split bottom mount lateral com o ioiô #1 com o dedo indicador da mão #1. Agora execute um trapézio com o ioiô #2 sobre o dedo indicador da mão #2. Você pode executar o trapézio primeiro e depois o split bottom mount lateral se preferir.

Agora gire o conjunto cruzando o braço #2 sobre o braço #1. Inverta o giro e volte para a formação original. Agora execute outro giro levando o braço #1 sobre o braço #2. Inverta o giro e volte para a formação original. Você pode realizar os giros na ordem inversa.

Desmonte o ioiô #2 do trapézio sem deixar nenhuma das cordas se soltar e desmonte o ioiô #1 de volta para um dorminhoco. Agora balance o ioiô #2 pela frente da corda do ioiô #1 de forma a desenroscar as cordas e pegue os ioiôs.

9. Buckets O Kink [VIDEO]
Faça um dorminhoco lateral com o ioiô #1. Agora jogue um breakaway com o ioiô #2 por trás (ou pela frente) da corda do ioiô #1. Pegue a corda do ioiô #2 com a mão #1 quando ela passar pelo ioiô #1 e deixe o ioiô #2 balançar de volta pela frente do ioiô #1. Pegue então o ioiô #2 com a mão #2. As cordas devem estar cruzadas agora.

Utilize a descrição no link a seguir para acompanhar o resto da descrição: http://www.theglasslab.com/AAA/what/h.kink/k.buckets.html

Puxe a corda azul (a corda vermelha já estará em volta da azul). Você deve puxá-la a cerca de 10 centímetros do meio. Pegue a corda do ioiô #1 com a mão #1 com a palma virada para cima. Nesse momento, a corda sobre a palma da mão deve estar entre os dedos indicador e polegar. Coloque o polegar sob a corda entre o ponto onde as cordas #1 e #2 se cruzam e o dedo do meio e puxe, esticando-a. Faça buckets simultâneos sobre os segmentos internos de corda. Para sair, jogue os ioiôs para fora, remova os polegares, descruze as cordas e pegue os ioiôs.

10. Trapézio com as duas mãos [VIDEO]
Jogue breakaways simultâneos com as duas mãos e faça cada um dos ioiôs cair em um trapézio. Desmonte os ioiôs sobre os dedos indicadores de volta para dorminhocos e pegue os ioiôs.
Desempate: Trapézio com as duas mãos (contínuos)
Vide #10