Atualizado em 08/07/04
Menu
Principal
Resultados
Viagem
FAQ
Regras/Manobras
Programação
Inscrições
Convidado
Créditos
Loja

Donald Watson
Este ano homenagearemos Donald Watson, uma importante figura na história moderna do ioiô com o prêmio "Harvey Lowe Lifetime Achievement Award".

De origens humildes, nas suas próprias palavras, "um moleque de rua na Grande Depressão", a uma das mentes mais analíticas do ioiô, Donald Watson, conhecido como "Captain Yo", ajudou a revolucionar o mundo do ioiô. Don pode ser justamente chamado de um dos pais do ioiô moderno, uma vez que seu trabalho com Tom Kuhn para produzir o primeiro ioiô de rolamento mudou o modo como as pessoas jogam.

Don tem amplos conhecimentos de engenharia, tendo se formado em engenharia mecânica e engenharia elétrica na South Dakota School of Mines and Technology em Rapid City, Dakota do Sul. Ele aplicou seus conhecimentos em engenharia aos ioiôs com resultados espetaculares.

O primeiro ioiô de Don oi o Duncan Beginner, em 1932, aproximadamente. Ele teve que roubar algumas garrafas de Canada Dry de baixo da pia da casa dele para conseguir o dinheiro para o ioiô. Ele vendeu as garrafas por 5 centavos de dólar para comprar o ioiô de 10 centavos. Don se interessou mais por ioiôs quando sua família se mudou de Nova Iorque para Long Island no fim dos anos 30. Ele costumava ficar sempre em frente à loja onde os demonstradores da Duncan compareciam. Ele se encontrava com eles no ponto de ônibus e aprendia manobras enquanto esperava pelo ônibus. Ele ganhou alguns torneios da vizinhança, incluindo agasalhos da Duncan. Quando tinha 16 anos, ele ganhou uma bicicleta, vencendo uma disputa de voltas e voltas por uma diferença de mais de 100 voltas. Ele se formou no colegial em 1942 e entrou para o exército em 1943.

Durante a Segunda Guerra Mundial, Don foi treinado como disparador nos bombardeiros B-17 e B-29. Depois da Guerra, Don cursou a Shouth Dakota School of Mines and Technology em Rapid City, Dakota do Sul. Ele se formou em engenharia mecânica e engenharia elétrica. Os diplomas foram de grande valia, já que "literalmente nunca tive um emprego que não precisasse das duas disciplinas." Ele trabalhou para inúmeras empresas durante a sua carreira e se aposentou em 1980. Durante 15 dos últimos 20 anos, Don agiu como planejador de pequenas empresas, ajudando pequenos empresários a controlar o fluxo de caixa e inventário. Nos últimos 5 anos, Don se considera "praticamente" aposentado de verdade.

Don não havia tocado em um ioiô desde que havia entrado para o exército, mas num dia de 1986 ou 1987, Don estava comprando brinquedos para os seus netos em uma Toys R Us. Ele comprou alguns Imperiais da Duncan. Enquanto assistia o especial de 20 anos dos Smothers Brothers na TV em 1988, Don percebeu que Tom Smothers fazia os mesmos truques que ele fazia quando era pequeno. Ele se interessou e pesquisou fabricantes de ioiôs até encontrar o contato para a Playmaxx. Ele usou um truque que costumava usar com pequenas empresas. Ele telefonou na hora do almoço, quando os empregados saem para comer enquanto o chefe atende o telefone. E funcionou! Donald Duncan Jr. atendeu o telefone e eles conversaram durante algum tempo sobre ioioôs. Duncan indicou a loja de Bob Malowney em Chico, chamada Bird In Hand. (A Bird In Hand agora é o lar do Campeonato Nacional dos EUA, realizado todo mês de outubro e também é o Museu Nacional do Ioiô). Don viajou para Chico no sábado seguinte e adquiriu alguns ioiôs. Don competiu em Chico até 7 ou 8 anos atrás, chegando a terminar em 3o lugar. Seu freestyle ganhou aplausos de pessoas como Dale Myrberg e Tommy Smothers. Ele compareceu a quase todos os Campeonatos Nacionais desde então.

Foram Don e Tom Kuhn que apresentaram o ioiô de rolamento ao mundo. Tom Kuhn mostrou a Don um protótipo de ioiô com rolamento que não estava respondendo consistentemente. Don trabalhou com Tom e ajudou a projetar o interior do primeiro ioiô de rolamento, o SB-2. Eles implementaram um gap ajustável, que permitia ao jogador escolher a responsividade do ioiô. Os ioiôs de rolamento mudaram completamente o modo como as pessoas jogam ioiôs. O número de manobras se multiplicou exponencialmente desde o advento do rolamento. Manobras que apenas os mais habilidosos conseguiam realizar com eixos fixos se tornaram básicas graças ao ioiô de rolamento. Os ioiôs de rolamento foram responsáveis pelo grande "boom" do ioiô no fim dos anos 90. Da próxima vez que executar uma manobra complexa como "Shockwave" ou "Spirit Bomb", agradeça a Don e Tom, sem os quais você não estaria realizando essas manobras.

O projeto mais recente de Don foram 5 monografias dedicadas à física do ioiô. Elas são leitura obrigatória para qualquer um interessado em projetar um ioiô e uma ótima referência para modificadores.

De onde vem seu apelido, "Captain Yo"? É graças à revista "Yo-Yo Times", de Stu Crump. Stu publicava uma lista de apelidos de jogadores. Don queria "Captain Yo-Yo", mas alguém no Alabama já tinha registrado esse, então ele escolheu "Captain Yo".

Don foi enormemente influenciado e manteve seu interesse em ioiôs graças a pessoas como Bob Malowney, Tom Kuhn, Dale Oliver, Brad Countryman e John Stangle.

O aniversário de 80 anos de Don é em outubro. Ele está casado há mais de 60 anos com Bianca. Eles têm 2 filhas, Cheryl e Denise. Don e Bianca morarm a cerca de 70 quilômetros ao norte de São Francisco, em Rohnert Park, California. Outros hobbies incluem a fabricação de flautas nativas americanas.