Atualizado em 29/05/04
Menu
Principal
Resultados
Viagem
FAQ
Regras/Manobras
REGRAS DE FREESTYLE
Todas as Modalidades
--------
Lista de manobras A
Lista de manobras AA
Lista de manobras 3A
Lista de manobras OS
Lista de manobras CW
Regras AP
Manobras Esportiva de Corda
Manobras Esportiva de Loops
Pião esportiva (em inglês)
Pião campeonato (em inglês)
--------
Concurso de Mods
Concurso de Vídeos
Concurso de Fã!
Programação
Inscrições
Convidado
Créditos
Loja

Informações
  • Não vale título mundial

  • Dividido por faixa etária

  • Competidores que se inscreverem em A, AA, 3A, OS, CW ou AP devem se inscrever na categoria mundial Esportiva, e não nas faixas etárias

  • Premiação para os melhores das modalidades esportivas no geral (1S e 2S combinados)

Categoria Esportiva de Manobras de Loops 2005
Agradecimentos especiais a Bob Malowney, Thaddaeus Winzenz e o Campeonato Nacional dos EUA pelo desenvolvimento desta lista e categoria.

Para as categorias Esportivas, será permitida uma tentativa por manobra. Um erro será permitido em cada categoria. O segundo erro elimina o jogador. O placar será definido pela manobra de maior número executada em ambas as listas, com o maior número de manobra onde foi realizado o primeiro erro contando como desempate.

Uma manobra estará completada quando a corda estiver totalmente enrolada no eixo e o ioiô de volta à mão. O ioiô pode ser retornado com um bind. Um bind errado contará como erro na manobra. O ioiô deve ser pego somente com mão que o jogou e não se deve usar o corpo para segurá-lo. Mais de 12,5 centímetros desenrolados contarão como um erro. Errar a cordinha ou perder o controle do ioiô não serão permitidos em quaisquer manobras.

A manobra deve ser executada dentro do limite demarcado. Os pés devem ficar fixos a não ser que a manobra exija movimento. Qualquer movimentação para fora dos limites contará como um erro.

Qualquer jogada dentro dos limites estará contando como uma tentativa. Fora dos limites, o jogador poderá realizar apenas jogadas ou um loop simples. Praticar manobras do campeonato fora dos limites durante a etapa do concurso contará como um erro.

O jogador poderá ajustar o ioiô e a cordinha. Cordinhas com nós ou arrebentadas podem ser trocadas. O ioiô não pode ser desmontado durante o concurso.

Qualquer ioiô pode ser utilizado. Você poderá trocar uma vez de ioiô durante a lista de manobras. Um juiz poderá autorizar a troca de ioiô se o primeiro estiver danificado.

Após a manobra 15, o ioiô poderá ser trocado.Você poderá trocar uma vez de ioiô durante a lista de manobras. Um juiz poderá autorizar a troca de ioiô se o primeiro estiver danificado.

As faixas etárias deste ano serão: até 10 anos, 11 a 12, 13 a 16, 17 a 29, 30 a 44, acima de 45 e a Categoria Esportiva Mundial. A Categoria Esportiva Mundial não vale um título mundial. As categorias 1S e 2S são abertas para qualquer jogador não inscrito nas modalidades que valem título mundial. Você poderá se inscrever em ambas as categorias Esportivas para concorrer ao título Geral da categoria Esportiva. A Categoria Esportiva Mundial é para os jogadores que tiverem se inscrito nas modalidades A, 2A, 3A, OS, CW ou AP.

1. Forward Pass
Comece com a sua mão ao seu lado com a palma da mesma virada para trás. Balance sua mão para fora e deixe o ioiô sair horizontalmente. Quando o ioiô chegar ao fim da corda, puxe o ioiô de volta e pegue-o.
2. Voltas e Voltas Internas (3 voltas)
Comece com um Forward Pass mas não pegue o ioiô quando ele voltar. Em vez disso, projete o ioiô para fora novamente com uma virada da sua mão pelo lado de dentro do seu braço. Neste ponto, terá sido completada uma repetição. Execute mais duas repetições e pegue o ioiô.
3. Tidal Wave
Jogue um Dorminhoco e coloque o dedo indicador da sua mão livre atrás da corda em contato com a mesma e com a mão que joga o ioiô. Puxe a corda com a mão que joga o ioiô e faça-o passar por cima do dedo indicador da sua mão livre com um movimento contínuo. Quando o ioiô passar por cima do dedo indicador da sua mão livre e estiver voltando, jogue-o para fora novamente com uma virada de pulso para realizar uma volta. Pegue o ioiô quando ele retornar.
4. Time Warp
Jogue uma Volta ao Mundo e quando o ioiô estiver voltando para a sua mão, não pegue-o. Em vez disso, use um movimento de Punching Bag ou Pular a Cerca e regenere-o para uma Volta ao Mundo invertida e pegue-o depois de realizar uma volta completa de volta até um Dorminhoco.
5. Pular a Cerca (3 vezes)
Jogue o ioiô para baixo. Quando o ioiô voltar subindo a corda, deixe-o pular por cima da palma da sua mão mandando-o novamente para baixo com um giro do seu pulso. Neste ponto, você terá completado uma repetição de Pular a Cerca. Complete mais duas repetições e pegue o ioiô.
6. Planet Hops (3 vezes)
Comece como Pular a Cerca, mas quando o ioiô voltar, faça-o pular por cima da sua mão na sua direção. Quando o ioiô voltar novamente, faça-o pular por cima e para fora, voltando para baixo. Neste ponto, você terá completado uma repetição. Complete mais duas repetições e pegue o ioiô. Observe que este truque é como uma Meia Lua a contrário.
7. Voltas e Voltas Internas (10 voltas)
Exatamente igual ao truque 2, mas realizando 10 repetições antes de pegar o ioiô.
8. Sidewinder (2 lados)
Este truque é executado em duas partes. Jogue um Dorminhoco, dê um puxão na corda para fazer o ioiô voltar e mova sua mão para o lado. Como sua mão não está exatamente acima do ioiô, ele deve rosquear. Isso fará com que a corda seja apertada ou afrouxada. Quando o ioiô estiver na altura da sua mão, pegue-o de volta. Repita o truque para o outro lado. Este é o único truque que não consiste de voltas nesta lista, mas é incluído por ser o método de ajuste de cordas usado pela maioria dos jogadores AA.
9. Warp Drive (3 regenerações)
Jogue um Forward Pass e quando o ioiô voltar para a sua mão, regenere-o para uma Volta ao Mundo. Quando o ioiô voltar para a sua mão, regenere-o novamente para outra Volta ao Mundo. Regenere-o mais uma vez e pegue-o depois da terceira Volta ao Mundo.
10. Meia Lua (3 vezes)
Comece com um Forward Pass para o alto e quando o ioiô estiver voltando, deixe-o passar por baixo da sua mão e subir verticalmente. Quando ele estiver voltando, faça-o seguir o mesmo caminho de volta do Forward Pass. Neste ponto você terá completado uma repetição de Meia Lua. Execute mais duas repetições e pegue o ioiô.
11. Voltas Internas e Externas (10 repetições)
Comece com uma Volta Interna e quando o ioiô voltar, faça o ioiô dar uma volta pelo lado de fora do seu braço. Com isso você terá completado uma repetição de uma Volta Interna seguida de uma Externa. Continue alternando Voltas Internas e Externas até ter completado 10 repetições e pegue o ioiô.
12. Planet Hops (10 vezes)
Exatamente igual ao truque 6, mas realizando 10 repetições antes de pegar o ioiô.
13. Punches Verticais (10 vezes)
Você poderá jogar o ioiô diretamente para cima e começar os Punches Verticais ou então começar com uma Meia Lua e começar os Punches quando o ioiô sobe depois de passar sob a sua mão.
14. Punching Bag (10 vezes)
Você pode começar este truque com Pular a Cerca e subir até Punching Bags ou começar imediatamente com Punching Bags, que são entre 45 e 135 graus da vertical. Execute 10 repetições e pegue o ioiô.
15. Fountain (3-3-3)
Este truque começa com 3 repetições de Pular a Cerca (abaixo de 45 graus), seguido de uma transição para 3 repetições de Punching Bags (entre 45 e 135 graus), e terminando com uma transição para 3 Punches Verticais. Não é permitido realizar mais do que 3 repetições de qualquer dos elementos deste truque.
16. Voltas com as 2 Mãos (10 vezes)
Este truque é executado realizando 10 ou mais repetições de Volta Internas com cada mão. As voltas podem ser executadas alternada ou simultaneamente. A contagem se inicia quando a segunda mão completar uma volta.
17. Milk the Cow (10 vezes)
Este truque é executado realizando 10 ou mais repetições de Pular a Cerca com cada mão. Os pulos podem ser executados alternada ou simultaneamente. A contagem se inicia quando a segunda mão realizar um pulo.
18. Ride the Horse (10 vezes)
Este truque é executado realizando Voltas Internas com uma das mãos e Pular a Cerca atrás das suas costas com a outra. Os dois pés devem estar alinhados quando o truque começar. A contagem se inicia quando uma mão estiver realizando as Voltas e os Pulos estiverem atrás dos seus calcanhares e o ioiô estiver no fim da corda. Uma vez iniciada a contagem, todos os Pulos devem ser feitos para trás dos calcanhares.
19. Voltas/Luas (10 vezes)
Este truque é executando realizando Voltas Internas com uma das mãos e Meia Luas com a outra mão. Você poderá começar as Voltas antes ou os dois truques simultaneamente. A contagem será feita nas Meia Luas depois que as Voltas tiverem começado.
20. Warp Drive/Time Warp
Comece com um Warp Drive simultaneamente com as duas mãos (veja a descrição do truque 9). Com uma das mãos execute outro Warp Drive e com a outra regenere para uma Volta ao Mundo invertida como no Time Warp (veja a descrição do truque 4). Pegue os dois ioiôs depois da combinação de Voltas ao Mundo.
21. Punches Verticais com as 2 Mãos (10 vezes)
Você pode começar jogando os ioiôs diretamente para cima para os Punches Verticais ou você pode começar com Meia Luas. Execute 10 repetições com as duas mãos e pegue os ioiôs. Os punches podem ser executados alternada ou simultaneamente. A contagem é iniciada quando a segunda mão completar um Punch Vertical.
22. Sword and Shield (3 vezes)
Este truque começa com uma Volta ao Mundo e termina depois de pelo menos 3 Voltas ao Mundo. As Voltas devem começar durante a primeira Volta ao Mundo e uma parte da Volta precisa passar por cada Volta ao Mundo.
23. Clione
(Também conhecido como Fantasia) Comece com 3 ou mais repetições de Milk the Cow e faça a transição em cada mão para Pular a Cerca externos. Agora faça a transição dos hops para Punches Verticais através de um Fountain atrás das costas. Os elementos desse truque podem ser executados simultanea ou alternadamente.
24. Staircase
Este truque começa com uma ou mais repetições de Milk the Cow em frente ou para um dos lados e sobe até os Punches Verticais enquanto o jogador gira 360 graus. Depois que os dois pés estiverem parados, execute 3 ou mais repetições de Punches Verticais e pegue os dois ioiôs.
25. Kurukuru Milk
Você pode começar este truque com Milk the Cows e passar para Milk the Cows girando os pulsos ou começar girando diretamente os pulsos. Depois que estiverem girando, execute 5 ou mais repetições e pegue os ioiôs. Se preferir, separe os pulsos e passe para Milk the Cows simples antes de pegar os ioiôs.