Updated 5/16/06

Menu
Home
Hotel/Viagem
FAQ
Regras
Programação
Workshops
Inscrição
Convidado
Créditos
Loja
English

Quick Info List
  • Não vale título mundial

  • Divisão por faixa etária

  • Competidores das modalidade A, AA, 3A, OS, CW ou Ap devem competir na categoria mundial e não por faixa etária.

  • Premiação pela melhor pontuação combinada (1S e 2S)

Categoria Esportiva de Manobras de Corda 2006 (1S):
Agradecimentos especiais a Bob Malowney, Thaddaeus Winzenz e o Campeonato Nacional dos EUA pelo desenvolvimento desta lista e categoria.

  • A categoria esportiva 1S é aberta para qualquer jogador que não esteja competindo em uma das seis modalidades que valem um título mundial.
  • Uma categoria Esportiva Mundial, que não vale título mundial, existe para os jogadores que estejam participando das modalidades 1A, 2A, 3A, 4A-OS, 5A-CW ou AP.
  • Você pode participar das categorias 1S e 2S para se qualificar como o Melhor Geral das categorias esportivas.
  • Para as categorias Esportivas, será permitida uma tentativa por manobra. Um erro será permitido em cada categoria. O segundo erro elimina o jogador. O placar será definido pela manobra de maior número executada em ambas as listas, com o maior número de manobra onde foi realizado o primeiro erro contando como desempate.
  • O prêmio de Melhor Geral será baseado no maior número de manobras realizadas nas duas listas e o maior número combinado de primeiros erros será usado como desempate.
  • Uma manobra estará completada quando a corda estiver totalmente enrolada no eixo e o ioiô de volta à mão.
  • O ioiô pode ser retornado com um bind depois da manobra 6. Um bind errado contará como erro na manobra. O ioiô deve ser pego somente com mão que o jogou e não se deve usar o corpo para segurá-lo. Mais de 12,5 centímetros desenrolados contarão como um erro. Errar a cordinha ou perder o controle do ioiô não serão permitidos em quaisquer manobras.
  • A manobra deve ser executada dentro do limite demarcado. Os pés devem ficar fixos em todas as manobras. Qualquer movimentação para fora dos limites contará como um erro.
  • Qualquer jogada dentro dos limites estará contando como uma tentativa. Fora dos limites, o jogador poderá realizar apenas jogadas ou um loop simples. Praticar manobras do campeonato fora dos limites durante a etapa do concurso contará como um erro.
  • Qualquer ioiô pode ser utilizado. O jogador poderá ajustar o ioiô e a cordinha. Cordinhas com nós ou arrebentadas podem ser trocadas. O ioiô não pode ser desmontado durante o concurso. Qualquer ioiô pode ser utilizado. Você poderá trocar uma vez de ioiô durante a lista de manobras. Um juiz poderá autorizar a troca de ioiô se o primeiro estiver danificado.

Premiação:
Prêmios da categoria esportiva de manobras de corda serão dados para os vencedores nas seguintes faixas etárias: até 10 anos, 11-12, 13-16, 17-29, 30-44, 45 ou mais. Esta categoria é aberta para jogadores que não estejam competindo nas modalidades que valem título mundial. O jogador com a melhor pontuação combinada em 1S e 2S ganhará um prêmio de Melhor Geral da categoria esportiva.

Um prêmio será dado para o vencedor da categoria Esportiva Mundial (sem faixas etárias). Este não é um título de campeão mundial e é aberta para jogadores inscritos nas modalidades 1A, 2A, 3A, 4A-OS, 5A-CW ou AP.

1. Dorminhoco (3 segundos): [VIDEO]
Comece com a palma da mão para cima e jogue o ioiô para baixo. Depois que ele sair da sua mão, vire-a para baixo e deixe o ioiô girar por 3 segundos. Dê um tranco na cordinha e faça-o voltar para a sua mão.
2. Jogada Lateral: [VIDEO]
Comece com um Breakaway, deixe o ioiô continuar a trajetória até completar uma Volta ao Mundo lateral. Termine a Volta e pare num Dorminhoco. Volte o ioiô para a mão como preferir. Esta manobra também é chamada de World Tour.
3. Torre: [VIDEO]
Comece com um Dorminhoco e coloque a sua mão livre em frente à corda. Passe a corda sobre a mão livre e apóie a corda sobre o polegar da mão que joga. Torça o segmento de corda que está sobre a mão livre e forme um triângulo. Puxe o segmento de corda próximo ao ioiô através do triângulo e levante-o utilizando o dedo indicador da mão livre. Vire sua mão que joga com a palma para cima para formar uma torre. Baixe para um Dorminhoco e volte o ioiô para a mão como preferir. Esta manobra também é chamada de Torre Eiffel ou Torre de Tóquio.
4. Balancinho (3 vezes): [VIDEO]
Faça um dorminhoco e dobre a cordinha ao redor da sua mão livre e forme um triângulo segurando a cordinha com o polegar e dedo indicador da mão que joga. Execute 3 balançadas completas do ioiô através do triângulo. Cada balançada completa consiste de uma ida e volta do ioiô pelo triângulo. A maioria das variações de como é feito o triângulo será aceita.
5. Elevador: [VIDEO]
Comece com um Dorminhoco e segure a corda perto do meio com a mão livre. Levante a mão livre e mantenha o ioiô em frente à corda logo acima da mão que joga. Encaixe o ioiô na corda e faça-o "escalar" a corda mantendo-o em contato com a corda até chegar próximo à mão livre. Faça o ioiô descer pela corda mantendo novamente o contato entre o ioiô e a corda até chegar próximo à mão que joga. Baixe o ioiô para um Dorminhoco e volte o ioiô para mão como preferir.
6. Braintwister (1 Volta): [VIDEO]
Jogue um Dorminhoco e faça um Front Mount (Under Mount). Faça o dedo indicador da sua mão que joga empurrar o conjunto de cordinhas entre a mão livre e o ioiô, fazendo o ioiô passar por cima da mão livre para dar uma volta completa. Desmonte de qualquer forma e pegue o ioiô.
7. Trapézio: [VIDEO]
Jogue um breakaway, atinja a corda com o dedo indicador da sua mão livre, fazendo o ioiô cair e dormir sobre a cordinha. Desmonte como preferir e volte o ioiô para a mão.
8. Split the Atom (3 voltas): [VIDEO]
Faça um Split Bottom Mount. Passe o dedo indicador da mão livre por baixo do ioiô e empurre as cordinhas que estão entre a mão que joga e o ioiô. Passe o dedo indicador da mão que joga por baixo do ioiô e empurre o conjunto de cordinhas pelo outro lado, fazendo o ioiô dar 3 voltas sobre o dedo indicador da mão livre. Desmonte como preferir e pegue o ioiô.
9. Double or Nothing: [VIDEO]
Jogue um breakaway. Faça o ioiô dar a volta ao redor do dedo indicador da mão livre, ao redor do dedo indicador da mão que joga, novamente sobre o dedo indicador da mão livre e faça o ioiô cair e girar sobre a cordinha mais distante do seu corpo. Desmonte como preferir e volte o ioiô para a mão.
10. Mach 5 (5 Voltas): [VIDEO]
Comece com um Split Bottom Mount e passe o dedo indicador da mão livre por baixo do ioiô. Continue o movimento do dedo por cima da mão que joga até parar novamente sob o ioiô. Essa é a formação de Mach 5. Gire as suas mão para a frente em torno do ioiô e dê 5 voltas completas. Desmonte como preferir e pegue o ioiô.
11. Cold Fusion: [VIDEO]
Comece com um Double or Nothing. Passe o dedo indicador da mão que joga sob o ioiô e empurre as cordinhas que estão entre o ioiô e a mão livre para cima. Passe o dedo indicador da mão livre sob o ioiô. Tire o dedo indicador da mão livre do laço e você estará num mount 1,5. Jogue o ioiô por cima das duas mãos para o lado da mão livre e depois jogue-o de volta por cima das duas mãos. Quando o ioiô chegar do outro lado, continue o movimento e faça o ioiô dar uma volta no dedo indicador da mão que joga. Desenrole as duas voltas que estão no dedo indicador da mão que joga e pegue o ioiô num Trapézio. Desmonte como preferir e pegue o ioiô.
12. Poppin Fresh (2 vezes): [VIDEO]
Execute um Split Bottom Mount e passe diretamente para a formação do Mach 5 (não é permitido dar voltas para encurtar a corda). O ioiô estará sobre as cordinhas entre a sua mão livre (atrás) e a mão que joga (na frente). Jogue o ioiô para cima e troque a posição das mãos com a mão que joga passando entre o ioiô e a mão livre. Quando cair, o ioiô estará num Split Bottom Mount. Jogue o ioiô para cima novamente, atingindo a cordinha superior e volte as mãos para a posição anterior. O ioiô estará novamente sobre as cordinhas terminando uma execução. Repita mais uma execução completa com 2 pulos. Desmonte como preferir e pegue o ioiô.
13. Gerbil: [VIDEO]
Comece com um Trapézio e, no mesmo movimento, faça um sommersault interno e passe para um Lindy Loop sobre o dedo indicador da mão livre. Desenrole uma volta do Lindy Loop e faça o ioiô continuar por baixo da mão que joga para cair num Lindy Loop invertido. Desenrole esse Lindy Loop, faça o ioiô continuar por baixo da mão livre e quando ele der a volta no dedo indicador da mão livre, erre a corda intencionalmente. Deixe o ioiô dar mais uma volta no dedo indicador da mão livre e atinja a cordinha. Desmonte como preferir e pegue o ioiô.
14. Plastic Whip: [VIDEO]
Faça um Dorminhoco e apóie a corda sobre o polegar da mão que joga. Dê um puxão para cima e faça um laço girando a mão que joga ligeiramente para fora. Utilize esse laço para pegar o ioiô em um Trapézio de uma mão entre o dedo médio e o polegar sem que haja um nó na corda. Note que a corda pode estar torcida mas não pode causar um nó quanto atingir o ioiô. Desmonte como preferir e retorne o ioiô para a mão.orm any dismount and return the yo-yo to your hand by the method of your choice.
15. Eli Hop (2 vezes): [VIDEO]
Jogue um Trapézio e execute 2 pulos (hops) com o ioiô. As mão não precisam se tocar, mas o pulo deve utilizar pelo menos metade do comprimento da cordinha. Desmonte como preferir e pegue o ioiô.
16. Boingy Boingy (5 vezes): [VIDEO]
Comece com um Split Bottom Mount e, mantendo a mão livre parada, faça o ioiô bater na corda da frente e na de trás alternadamente movimentando a mão que joga verticalmente. Cada repetição consiste de uma batida em cada cordinha, ou uma ida e volta. Desmonte como preferir e pegue o ioiô.
17. Gyroscopic Flop: [VIDEO]
Comece com um Trapézio e, usando a mão livre, enrole a corda ao redor do ioiô. Puxe a corda, fazendo o ioiô girar 180 graus ao redor da corda. Desmonte como preferir e retorne o ioiô para a sua mão.
18. Kwijibo: [VIDEO]
Comece com um Trapézio. Jogue o ioiô para cima e cruze a mão que joga sobre a mão livre, atingindo a corda com o dedo indicador da mão que joga. O ioiô deve cair na corda mais distante do seu corpo. Gire o conjunto das mãos e ioiô, a posição deve ser a mesma da anterior, mas com a mão que joga por baixo da mão livre. Jogue o ioiô novamente para cima, descruze os braços e faça o ioiô cair na corda mais distante do seu corpo, formando um Double or Nothing. Jogue o ioiô mais uma vez para cima e pegue-o o de volta em um Trapézio. Desmonte como preferir e pegue o ioiô.
19. Hook: [VIDEO]
20. Suicide (2 vezes): [VIDEO]
Comece com um Trapézio. Passe o ioiô por baixo da mão que joga e solte o laço do Trapézio quando o ioiô estiver dando a volta sobre a mão que joga. Pegue o laço novamente com o dedo indicador da mão livre quando o ioiô estiver indo para o lado da mão livre de forma a voltar ao Trapézio. Execute novamente, desmonte como preferir e pegue o ioiô.
21. Iron Whip (2 vezes): [VIDEO]
Comece com um trapézio. Com a mão que joga, segure o segmento de corda que fica mais próximo ao ioiô. Jogue o ioiô para cima e para fora do Trapézio e lace-o com a corda na sua mão que joga. O laço deverá atingir o ioiô de forma que seja possível voltar diretamente ao Trapézio apenas separando o laço. Com o dedo indicador da mão esquerda, separe o laço para voltar ao Trapézio. Execute mais uma vez e pegue o ioiô.
22. Kamikaze: [VIDEO]
Comece com um "Houdini Drop" - monte um double or nothing usando o polegar e o dedo indicador da sua mão livre. Faça um pop para cima de modo a atingir o segmento superior da corda e solte esse segmento do seu polegar. O ioiô irá atingir a parte de baixo do segmento superior e terminar em um Mach 5 lateral.

Jogue o ioiô por cima da sua mão que joga, por baixo das duas mãos e por cima da mão livre. Faça o ioiô cair apenas na corda mais próxima do seu corpo. Com o dedo indicador da mão livre, puxe o segmento de corda mais distante por dentro do outro segmento, fazendo o segmento que estava mais próximo do seu corpo cair do dedo indicador da mão livre. Jogue o ioiô para cima do segmento de corda que está próximo do seu corpo. Você deve desenrolar a corda se ela estiver com uma volta adicional sobre o seu dedo indicador da mão livre.

Jogue o ioiô por cima da mão livre e solte o segmento que está no dedo indicador da sua mão que joga. Você estará em um trapézio. Execute um Magic Drop (como no Shock Wave). Atinja o segmento superior por baixo com o ioiô e faça-o passar por cima da mão que joga.

Inverta o sentido da rotação e, sem atingir a cordinha inferior, faça o ioiô dar uma volta ao redor da mão que joga até cair sobre o segmento superior. Inverta novamente o sentido e, sem atingir a corda inferior, atinja o segmento superior com o ioiô, fazendo-o passar por cima da mão que joga. Inverta uma última vez o sentido da rotação e, faça o ioiô cair sobre o segmento inferior, soltando os segmentos do dedo indicador da mão que joga. Você estará de volta ao trapézio. Volte o ioiô para a mão como preferir.
23. Sprit Bomb: [VIDEO]
Comece com um Wrist Mount. Remova a mão livre de forma a deixar o ioiô pendurado em um Wrist Mount. Execute duas passadas por baixo do ioiô com o dedo indicador da sua mão livre, jogue o ioiô para cima, passe a mão que joga por baixo da mão livre e pegue o ioiô na parte mais externa da corda, jogue o ioiô para cima, descruze os braços e pegue o ioiô sobre o dedo indicador da mão livre para voltar ao Wrist Mount (observe que o ioiô deve passar por dentro do triângulo formado sobre a mão que joga e cair na parte inferior da corda), execute duas passadas por baixo do ioiô com o dedo indicador da mão livre fazendo o ioiô cair no segmento traseiro de corda e volte para o Trapézio.
24. Grind na Mão que Joga: [VIDEO]
Comece com um Trapézio. Faça um pinwheel reverso para tirar o ioiô da corda e realizar um grind sobre a mão que joga. Escorregue o ioiô de volta para um Trapézio a partir do grind. Faça um somersault deixando que o movimento do somersault jogue o ioiô novamente sobre a mão que joga para um segundo grind. Escorregue o ioiô de volta para um Trapézio. Volte o ioiô para a mão como preferir.
25. Black Hop: [VIDEO]
Comece com um Triple or Nothing utilizando apenas os dedos indicadores (não é permitido usar outros dedos para separar as cordas). Pule para um Trapézio em 4 Hops, pulando para a próxima corda mais próxima do seu corpo e soltando o laço do trecho onde o ioiô estava. Volte para uma posição similar ao Tripe or Nothing em mais 4 pulos, desta vez interceptando a corda onde o ioiô deve cair, se afastando do seu corpo a cada pulo. Depois dos 8 pulos, remova o dedo indicador da formação e desenrole o ioiô por cima da mão livre 2 vezes até chegar novamente no Trapézio. Volte o ioiô para a mão como preferir.