Atualizado em 16/4/2006

Menu
Home
Hotel/Viagem
FAQ
Regras
Programação
Workshops
Inscrição
Convidado
Créditos
Loja
English

Informações
  • Os jogadores com maior pontuação vão para os freestyles

  • Freestyles de 3 minutos

  • Competidores podem participar de quaisquer outras modalidades

  • Título Mundial

Lista de Manobras (1A) do Campeonato Mundial de Ioiô de 2006
Leia as descrições atentamente. Todas as manobras devem ser executadas conforme a descrição do texto e respectivo vídeo (se disponível). Perda significativa de controle do ioiô não não será tolerada. Esta etapa permite uma tentativa para cada manobra valendo 5 pontos e uma segunda tentativa (se necessária) valendo 3 pontos. A pontuação das manobras obrigatórias é o total dos pontos obtidos nas dez manobras. Os competidores com maior pontuação avançam para a etapa final de freestyle.

Observação: retornos com bind serão permitidos em todas as manobras.

Em cada estação o jogador deverá usar um único ioiô. Você poderá trocar de ioiô entre as estações. As estações serão anunciadas no dia do evento.

Os melhores competidores se classificarao para as finais freestyle. Veja as regras de freestyle para saber o número de competidores que passam para os freestyles e as regras de freestyle.

1. Triângulo do Trapézio (4 repetições on one spin): [MPG] [MP4]
Regras:
Guia de Avaliação
O laço deve vir pela frente do segmento de corda que está entre as duas mãos. O triângulo deve ser desmontado para a frente. Você não deve soltar a corda da mão livre entre os triângulos.
2. Kamikaze: [MPG] [MP4]
Regras:
Comece com um "Houdini Drop" - monte um double or nothing usando o polegar e o dedo indicador da sua mão livre. Faça um pop para cima de modo a atingir o segmento superior da corda e solte esse segmento do seu polegar. O ioiô irá atingir a parte de baixo do segmento superior e terminar em um Mach 5 lateral.

Jogue o ioiô por cima da sua mão que joga, por baixo das duas mãos e por cima da mão livre. Faça o ioiô cair apenas na corda mais próxima do seu corpo. Com o dedo indicador da mão livre, puxe o segmento de corda mais distante por dentro do outro segmento, fazendo o segmento que estava mais próximo do seu corpo cair do dedo indicador da mão livre. Jogue o ioiô para cima do segmento de corda que está próximo do seu corpo. Você deve desenrolar a corda se ela estiver com uma volta adicional sobre o seu dedo indicador da mão livre.

Jogue o ioiô por cima da mão livre e solte o segmento que está no dedo indicador da sua mão que joga. Você estará em um trapézio. Execute um Magic Drop (como no Shock Wave). Atinja o segmento superior por baixo com o ioiô e faça-o passar por cima da mão que joga.

Inverta o sentido da rotação e, sem atingir a cordinha inferior, faça o ioiô dar uma volta ao redor da mão que joga até cair sobre o segmento superior. Inverta novamente o sentido e, sem atingir a corda inferior, atinja o segmento superior com o ioiô, fazendo-o passar por cima da mão que joga. Inverta uma última vez o sentido da rotação e, faça o ioiô cair sobre o segmento inferior, soltando os segmentos do dedo indicador da mão que joga. Você estará de volta ao trapézio. Volte o ioiô para a mão como preferir.

Guia de Avaliação
3. Shock Wave (4 repetições): [MPG] [MP4]
Regras:
(Mudança para 2006, de 5 para 4 repetições)
Comece com um Trapézio. Junte o polegar o indicador da mão que joga e enrole a corda por fora deles girando sua mão para a frente e por dentro do braço. Execute um Magic Drop, fazendo o ioiô correr por baixo da mão que joga e por cima do indicador dessa mão, caindo na corda inferior, próxima ao seu corpo. Você deve estar num Trapézio modificado. Tomando cuidado para não deixar a corda se soltar do indicador da mão que joga, faça o ioiô correr sobre a corda em que está, passando por baixo da mão livre e sobre a mesma mão, caindo na corda que vem do indicador da mão que joga. Solte simultaneamente os laços do dedo indicador da mão que joga e o mais afastado da mão livre. Você estará de volta ao Trapézio com a corda enrolada nos dedos indicador e polegar da mão livre. Repita mais três vezes. Return yo-yo to your hand using the method of your choice. Observe que você só poderá usar o dedo indicador da sua mão livre quando for realizar o Magic Drop.
Guia de Avaliação
Não é permitido abrir o laço ou ajudar com o polegar ou outros dedos da mão livre para facilitar a execução da manobra.
4. Suicide (4 repetições): [MPG] [MP4]
Regras:
(Mudança para 2006, de 5 para 4 repetições)
Comece com um Trapézio. Deslize o ioiô pela corda por baixo e sobre a sua Mão que joga enquanto solta do Trapézio da sua Mão Livre. Pegue o laço que se forma de volta em um Trapézio perfeito sem nenhuma torção da corda. Execute mais três vezes. Volte o ioiô para a mão como preferir.Observe que somente o dedo indicador da Mão Livre poderá ser utilizado para pegar o laço.
Guia de Avaliação
Os juízes avaliarão se a corda não está torcida em cada Suicide.
5. Grind da Mão que Joga(3 Grinds): [MPG] [MP4]
Regras:
(Mudança para 2006: Um Grind adicional)
Comece com um Trapézio. Faça um pinwheel reverso para tirar o ioiô da corda e realizar um grind sobre a mão que joga. Escorregue o ioiô de volta para um Trapézio a partir do grind. Faça um somersault deixando que o movimento do somersault jogue o ioiô novamente sobre a mão que joga para um segundo grind. Escorregue o ioiô de volta para um Trapézio. Repita mais uma vez começando pelo somersault para um terceiro grind. Volte o ioiô para a mão como preferir.
Guia de Avaliação
Em cada um dos grinds, o ioiô deve permanecer sobre a mão por um período curto porém perceptível de tempo, não podendo simplesmente bater sobre a mão.
6. Eli Hop Alternado (4 hops): [MPG] [MP4]
Regras:
Comece com um trapézio e execute um Eli Hop normal pegando o ioiô em frente ao seu pulso. Faça um segundo Eli Hop, pegando o ioiô atrás do seu pulso. Retorne o ioiô para a frente e execute outro Eli Hop normal. Execute mais um Eli Hop pegando atrás do pulso. As mãos devem se tocar durante cada um dos 4 hops. Volte o ioiô para a mão como preferir.
Guia de Avaliação
Os juízes verificarão se os hops estão realmente sendo feitos atrás da mão, olhando por um ângulo diferente. As mãos devem efetivamente se tocar em cada uma das repetições. Se houver um espaço entre as mãos, a tentativa será considerada um erro.
7. Slack Trapeze (4 repetições): [MPG] [MP4]
Regras:
(Mudança para 2006, de 3 para 4 repetições)
Comece com um Trapézio. Jogue o ioiô para fora do Trapézio, segurando a corda entre os dedos da sua mão livre. Com a mão que joga, jogue a corda sobre o braço da mão livre, formando um "U" e faça com que a parte mais do "U" mais distante do seu corpo se encaixe no ioiô. Gire o ioiô sobre as mãos livre e que joga, e você estará de volta ao Trapézio. Volte o ioiô para a mão como preferir.
Guia de Avaliação
A corda não deve estar torcida na execução da manobra, de forma que a manobra sempre se encerre em um Trapézio perfeito.
8. Spirit Bomb com Mount "Cheese Whip": [MPG] [MP4]
Regras:
Jogue um Trapézio. Jogue um laço por baixo e em volta da sua mão livre, pegando o laço sobre a mão que joga. Agora gire o ioiô sobre o dedo indicador da mão livre fazendo o ioiô cair dentro de um Wrist Mount. Remova a mão livre de forma a deixar o ioiô pendurado em um Wrist Mount. Execute duas passadas por baixo do ioiô com o dedo indicador da sua mão livre, jogue o ioiô para cima, passe a mão que joga por baixo da mão livre e pegue o ioiô na parte mais externa da corda, jogue o ioiô para cima, descruze os braços e pegue o ioiô sobre o dedo indicador da mão livre para voltar ao Wrist Mount (observe que o ioiô deve passar por dentro do triângulo formado sobre a mão que joga e cair na parte inferior da corda), execute duas passadas por baixo do ioiô com o dedo indicador da mão livre fazendo o ioiô cair no segmento traseiro de corda e volte para o Trapézio. Volte o ioiô para a mão como preferir.
Guia de Avaliação
O ponto chave a ser observado pelos juízes será o último pop, que deverá passar por dentro do triângulo da mão que joga antes de cair no segmento de corda inferior.
9. Black Hop: [MPG] [MP4]
Regras:
Comece com um Triple or Nothing utilizando apenas os dedos indicadores (não é permitido usar outros dedos para separar as cordas). Pule para um Trapézio em 4 Hops, pulando para a próxima corda mais próxima do seu corpo e soltando o laço do trecho onde o ioiô estava. Volte para uma posição similar ao Tripe or Nothing em mais 4 pulos, desta vez interceptando a corda onde o ioiô deve cair, se afastando do seu corpo a cada pulo. Depois dos 8 pulos, remova o dedo indicador da formação e desenrole o ioiô por cima da mão livre 2 vezes até chegar novamente no Trapézio. Volte o ioiô para a mão como preferir.
Guia de Avaliação
Um dos juízes observará a manobra de lado para se certificar que o ioiô começa no segmento de corda mais distante do corpo do jogador e só atinge uma corda em cada um dos hops.
10.Iron Whips (4 repetições): [MPG] [MP4]
Regras:
(Mudança para 2006: de 3 para 4 repetições e não é mais um desempate automático)
Comece com um Trapézio. Segure a parte superior do Trapézio coma sua mão que joga e jogue o ioiô para cima e para fora da corda. Pegue o ioiô de volta em um Trapézio utilizando o segmento de corda da sua mão que joga. Execute mais 3 repetições. Vote o ioiô para a mão como preferir.
Guia de Avaliação
A corda não deve estar torcida quando o whip é executado. A manobra deve abrir perfeitamente em um Trapézio se for aberta com apenas um dedo.
11. Desempate (se necessário)
Regras:
Iron Whips: Vence o jogador com maior número de repetições.
Guia de Avaliação